quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Angiografia


Um angiograma, também conhecida como arteriografia ou angiografia, é um procedimento diagnóstico médico por imagem envolvendo tirar uma foto de raios-X para visualizar os vasos sanguíneos do corpo, incluindo as câmaras do coração, veias e artérias. O angiograma termo foi derivado do grego angeion palavras, o que significa navio, e graphien, o que significa para gravar ou escrever.

Os raios-x que são normalmente tomadas são normalmente utilizados para ver ossos. Mas, em um angiograma, um material de contraste é introduzido dentro dos vasos sanguíneos, o que permite que eles se tornem visíveis com um raio-x. A substância que é injectada é depois eliminado através da urina pelo corpo.

Alguns dos angiogramas mais comuns são: angiograma coronário, em que os vasos sanguíneos perto do coração são examinadas; angiograma cerebral, que envolve o exame dos vasos sanguíneos relacionadas com o cérebro; angiograma carótida, para o pescoço ea cabeça; angiograma periférica, para os braços ou pernas, e da aortograma, para a aorta.

Egas Moniz, um neurologista Português e médico, que ganhou o Prêmio Nobel em 1949, foi quem inventou o método de contraste de angiografia cerebral, a fim de diagnosticar vários tipos de distúrbios do sistema nervoso, como anomalias arteriovenosas e tumores, em 1927. Ele é geralmente considerado como um dos pioneiros princípio no campo da angiografia. O procedimento tornou-se angiograma perceptivelmente mais seguro quando a técnica de Seldinger foi introduzido em 1953, uma vez que eliminou a necessidade de introduzir e dispositivos cortantes para o lúmen vascular.

Durante o angiograma, um cateter, que é um tubo fino e flexível, é inserido quer a artéria braquial, que está localizado um pouco acima do cotovelo ou na veia femoral ou artéria na virilha. Uma vez que o cateter é inserido é manobrado para a região a ser estudado. Depois disso, um material de contraste, tais como uma tintura de iodo é injectada no vaso sanguíneo, o que resulta em exibindo a área nas imagens de raios-x. Esta técnica é conhecida como cateter ou angiograma convencional.

O angiograma ajuda o médico para ver se os vasos sanguíneos tornaram-se ampliado, reduzido ou bloqueado. Alguns artérias tornam-se constrita que é conhecido como estenótica, enquanto outros podem balão para fora que é conhecido como aneurisma. A angiografia pode fornecer informações sobre o sangue flui através das artérias sendo examinados, bem como que tipo de efeito a anormalidade está tendo sobre o corpo.

O * Procedimento Angiografia Você será posicionado na mesa de raios-X pelo radiologista, que é um médico especialista em técnicas de raios-x.

* O ponto através do qual a inserção será feita vai ser limpo, preparado e coberto com uma cortina estéril.

* Um anestésico local será usado para anestesiar a pele na área, e uma agulha oca vai ser inserido na artéria. E, em seguida, um fio fino será passado através deste e guiada para a área da artéria a ser examinado.

* Embora este processo está acontecendo, tudo vai ser observados cuidadosamente no monitor de raios-x.

* Em seguida, um tubo ou cateter muito fino será introduzido sobre o fio até que atinja o local, após o que o fio é removido.

* Uma seringa contendo a substância contrastante é então ligado. Você pode experimentar uma sensação de calor quando o contraste é injetado dentro de você. Em seguida, um número de imagens de raios-x serão tomadas.

* Uma vez que o médico considera que ele / ela tenha tomado suficiente raios-x, o cateter é removido e uma pressão aplicada no local de acesso para cerca de 10 a 20 minutos, de modo que não há sangramento.

* Todo o processo geralmente leva cerca de meia hora para ser realizado.

* Você será aconselhado a ficar parado por cerca de uma hora a 1 hora após o procedimento angiografia, após o qual você terá permissão para sentar-se.

* Uma vez que o pessoal do hospital está satisfeito com o local da ferida, você vai receber alta do hospital ou ser devolvido à sua ala.

* Se houver qualquer inchaço anormal ou dor, ou se os sangramentos da ferida excessivamente, ou se a perna ou o braço torna-se manchada e descolorida, você deve entrar em contato com o médico imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário